Música na Educação Infantil: por uma Educação Musical construída com e a partir das crianças

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432116

Keywords:

Educação Musical, Educação Infantil, Músicas, Infâncias, Crianças.

Abstract

This article presents fundamentals and discussions about music in Early Childhood Education, based on the doctoral thesis “[...]”. The research is based in a sensitive listening to children's voices and sought to investigate how young children construct and perceive Musical Education in [...] and how an educational artistic project can be constructed with and from them. The research had a qualitative approach and was configured as a case study. The theoretical framework authors of the work were Deleuze and Guattari, William Corsaro, Manuel Sarmento, Carla Rinaldi, Paulo Freire, Helena Rodrigues, Hans-Joachim Koellreutter, Teca A. de Brito, Murray Schafer and Violeta de Gainza. The article presented reflections based on the concepts of children, childhood, the social world and cultures of children, based in childhood studies. The characteristics of the children's music were also presented, with an emphasis on their musical mode and internal sound world. By considering children as base and as co-constructors of their musical education, a humanizing musical education is sought. The discussions presented reveal the perspective of a ludic, integrative, creative, democratic, social, cultural and human musical education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Wasti Silverio Ciszevski Henriques, Colégio Pedro II

Wasti Silvério Ciszevski Henriques é pós-doutoranda em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e doutora em música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista-UNESP (2018), com modalidade doutorado sanduíche realizada na Universidade Nova de Lisboa - Portugal (2017). É Especialista em “Ética, Valores e Cidadania na escola” pela Universidade de São Paulo-USP (2013), Mestre em Música (2011) e licenciada em Educação Musical pelo IA-UNESP (2008). Desde 2014, é professora efetiva de educação musical do Colégio Pedro II, carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Atua como professora de Educação Musical do Campus Realengo I e como docente do curso de especialização "Práticas musicais na Educação Básica". Tem experiência com formação de professores e como educadora musical de escolas de Educação Infantil e Anos Iniciais na rede pública e privada de ensino. Tem se dedicado à pesquisa a respeito da música na escola e formação musical inicial e continuada de educadores. http://lattes.cnpq.br/1877445503691262

References

ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. Revisão técnica e apresentação de Adriano Correia. 11ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BARBIER, René. A escuta sensível em educação. Cadernos da ANPED, Porto Alegre, n. 5, p. 182-196, 1993.

BASTIDE, Roger. Prefácio. In: FERNANDES, Florestan. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. Petrópolis: Vozes, 1979.

BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Editora 34, 2009 (2ª edição).

BRASIL, MEC/SEB. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2009.

BRETAS, Silvana Aparecida e MARTINS, Maria Cristina. Avaliação de crianças sobre as ações e serviços voltados para garantia de direitos e ampliação de cidadania. O que dizem as crianças sobre a escola? (Relatório de pesquisa/digitado). 2008.

BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Peirópolis, 2001.

BRITO, Teca Alencar de. Criar e comunicar um novo mundo: as ideias de música de H-J Koellreutter. Dissertação de Mestrado. Programa de Comunicação e Semiótica, PUC/SP, 2004.

BRITO, Teca Alencar de. Por uma educação musical do pensamento: novas estratégias de comunicação. 2007. 288 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

BRITO, Teca Alencar de. O menino e a folha de capim: trajetórias do fazer musical da infância. Revista Educação, Santa Maria, v. 37, n. 1, jan./abr. 2012.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 2, Universidade de Minho: Braga, 2003.

CONNELLY, F. Michael; CLANDININ, D. Jean. Relatos de experiência e investigacion narrativa. In: LARROSA, Jorge. Déjame que te cuente. Barcelona: Editorial Laertes, 1995.

CORSARO, William A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 443-464, maio/ago. 2005.

CORSINO, Patrícia; SANTOS, Núbia de Oliveira. Olhares, gestos e falas nas relações de adultos e crianças no cotidiano de escolas de educação infantil. Trabalho Apresentado, GT 07, Reunião anual da ANPED, 2007.

CRUZ, Silvia Helena Vieira. A qualidade da educação infantil na perspectiva das crianças. In: Oliveiraformosinho (Org.). A escola vista pelas crianças. Porto: Porto Editora, 2008. p. 75-93.

DELALANDE, François. La música es un juego de niños. Buenos Aires: Ricordi, 1995.

DELEUZE, Gilles. Os intelectuais e o poder (conversa em Michel Foucault e Gilles Deleuze/02 de março de 1972). In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de janeiro: edições Graal. Organização e tradução de Roberto Machado, 1979.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Tradução de Antônio Piquet e Roberto Machado. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DEMARTINI, Zeila B. F. Infância, Pesquisa e Relatos Orais. In: FARIA, Ana Lúcia. G.; DEMARTINI, Zeila B. F.; PRADO, Patrícia (orgs.) Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

FERNANDES, Florestan. “As Trocinhas do Bom Retiro: contribuição ao estudo folclórico e sociológico dos grupos infantis”. In: FERNANDES, Florestan. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. 2 ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 1979.

FRANKLIN, Bob. The case for children's rights: a progress report. in Bob Franklin (Ed.), The Handbook of Children 's Rights. Comparative Pollcy and Practice (3-22) London: Routledge, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

GAINZA, Violeta Hemsy de. Música: Amor y Conflicto - Diez. Estudios de Psicopedagogía Musical. Lumen: Buenos Aires, 2002.

HENRIQUES, Wasti Silvério Ciszevski. Crianças e músicas como potência de transformação: brincadeira, integração e criação na educação infantil do Colégio Pedro II. 2018. 285 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2018.

HORTÉLIO, Lydia. Música Tradicional da Infância. Reflexão & Ação, v. 22, n. 1, 2014. Entrevistadora: Dulcimarta Lemos Lino. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/4637/3268. Acesso em: 11 maio 2024.

KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; ESCÓSSIA, Liliana da (Orgs.). Pistas do Método da Cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

KATER, Carlos. O que podemos esperar da educação musical em projetos de ação social. Revista da Abem, n. 10, p. 43-51, mar. 2004.

KOELLREUTTER, Hans-Joachim. Seminários Internacionais de Música In: KATER, Carlos (Org.). Educação Musical: Cadernos de estudo nº 6. Org. Carlos Kater. BH: Atravez/EMUFMG/FEA/FAPEMIG, 1997, p. 29-32.

KOHAN, Walter Omar. A Infância da educação: o conceito devir-criança. In. KOHAN, Walter Omar (Org). Lugares da Infância: filosofia. Rio de Janeiro, DP&A, 2004.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 5a. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

LINO, Dulcimarta Lemos. Barulhar: a escuta sensível da música nas culturas da infância. 2008. 392 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

LOMBARDI, Silvia Salles Leite. Música na Escola – Um desafio à luz da cultura da infância. 2010. 203 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, São Paulo, 2010.

MOREIRA, Ana Angélica Albano. O espaço do desenho e a educação do educador. São Paulo: Loyola, 1991.

PINTO, Manuel. A infância como construção social. PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto (coords.). As crianças: contextos e identidades. Braga, Portugal: Universidade do Minho, Centro de Estudos da Criança, 1997. p. 33-73. (Col. Infans).

PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto (coords.). As crianças – contextos e identidades. Braga: Centro de estudos da Criança/ Universidade do Minho, 1997, p. 9-30.

RINALDI, Carla. Em Diálogo con Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2014 (2012).

RODRIGUES, Helena.; RODRIGUES, Paulo Ferreira e RODRIGUES, Paulo Maria. Manual para construção de jardins interiores – Acerca de Jardins Interiores. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014.

RODRIGUES, Helena.; RODRIGUES, Paulo Ferreira e RODRIGUES, Paulo Maria. Ecos de OPUS TUTTI. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e Sociedade. Sociologia da Infância: pesquisas com crianças, v. 26, n. 91. Campinas: CEDES, 2005, p. 361-378.

SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. Tradução Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.

Published

2024-09-16

How to Cite

Henriques, W. S. C. (2024). Música na Educação Infantil: por uma Educação Musical construída com e a partir das crianças. REVISTA DA ABEM, 32(1), e32116. https://doi.org/10.33054/ABEM202432116